Muitas empresas sabem da enorme importância que possui um lavador de gases, ainda mais quando o assunto é a lavagem do gás cloro.
Por outro lado, existem aquelas que ainda possuem pouco conhecimento sobre o tema, então conhecer mais a respeito desse tipo de equipamento vai ajudar bastante a entender o porquê de ser essencial adquiri-lo.
A seguir, nós iremos lhe mostrar tudo o que há de mais importante a respeito desse tema, então não deixe de acompanhar o texto até o final!
O que é um lavador de gases?
Antes de qualquer coisa, precisamos falar sobre o que é um lavador de gases, caso você ainda não saiba o que é esse equipamento.
O lavador de gases trata-se de um equipamento que é bastante usado para realizar o controle da poluição do ar, podendo ele ser utilizado com a finalidade de remover partículas pequenas ou então gases de exaustão que estejam em qualquer planta industrial.
Assim, pode-se dizer que o objetivo dele é ajudar a reter e a neutralizar as emissões atmosféricas e os componentes químicos em forma de gás.
O lavador de gases consegue então remover o material particulado de um determinado fluxo de gás através da colisão das partículas com as gotas provenientes de um determinado meio de lavagem, como a água.
Eles são muito importantes dentro da indústria, já que conseguem reduzir muito os vapores ácidos e básicos, além de realizar o controle de odores e ainda despoluir os tanques.
O fato é que o lavador de gases funciona para ajudar a manter um ambiente livre desse tipo de substância que pode trazer enormes problemas de saúde, principalmente aqueles de ordem respiratória, em quem trabalha na indústria.
Como funciona um lavador de gases?
O funcionamento do lavador de gases é mais simples do que você pode imaginar, mas é preciso atenção para garantir que ele está funcionando corretamente:
· Por meio da pressão de uma bomba de água, as partículas existentes nos gases ficam então retidas no líquido (o líquido é composto por alguns reagentes que ajudam a neutralizar as substâncias poluentes
Os lavadores de gases devem sempre ser produzidos com materiais que tenham uma resistência alta contra a corrosão, do contrário, isso pode trazer problemas para os equipamentos.
O fato é que eles usam líquidos para que seja possível fazer a lavagem, o resfriamento e a reação com as substâncias que são poluentes que estão presentes nos gases que são liberados diretamente na atmosfera.
Lavador de gases para gás cloro
Um lavador de gases para gás cloro necessita ser projetado de acordo com a norma ABNT NBR 12216/1992.
Isso significa que ele terá um sistema de exaustão e de neutralização do gás cloro, para aquelas operações realizadas nas estações de tratamento, tanto de água quanto de esgoto, ou ainda nos processos que usam o cloro em gás.
Assim, é possível trabalhar em locais com gás cloro, de modo que ele seja “lavado” e que isso não traga riscos para os profissionais que atuam na área.
Importância do lavador de gases para gás cloro
Se você, após o que foi mostrado, ainda permanece em dúvida a respeito do porquê de investir em um lavador de gases para gás cloro, então vamos mostrar aqui os riscos que esse gás pode trazer.
O gás cloro, que é liberado pelo hipoclorito de sódio que é exposto, pode ocasionar sérias reações e irritações nas vias aéreas das pessoas, indo diretamente para a corrente sanguínea delas, o que é um enorme risco.
Além disso, ainda há outros problemas gerados por esse gás como os danos ocasionados aos olhos, fortes dores de cabeça, intoxicações graves, queimaduras à pele em um grau severo, entre outros.
Assim, torna-se mais do que essencial evitar que esse gás seja lançado diretamente no ar, o que irá poluir o meio ambiente e trará prejuízos também para a saúde dos funcionários que trabalham nos locais onde há liberação do gás cloro.
Com um lavador de gases, esse gás nocivo é então neutralizado e pode ser liberado sem que afete nem o planeta, nem as pessoas que vivem nele, o que mostra como o equipamento é benéfico e como vale a pena comprar um para sua empresa.