Capelas para exaustão de gases (capela de laboratório)

As capelas para exaustão de gases tratam-se de equipamentos usados para proteção coletiva e que são mais do que essenciais em quaisquer laboratórios que possuam trabalhos relacionados com a manipulação de:

  • Produtos químicos
  • Produtos tóxicos
  • Partículas ou líquidos que estejam em uma quantidade e em concentrações que sejam perigosas
  • Vapores mais agressivos
  • Produtos prejudiciais para a saúde em geral

Assim, é devido a isso que se dá essa enorme importância dessas capelas nos laboratórios, e faz com que o uso delas seja obrigatório para qualquer tipo de manipulação que possa vir a gerar uma reação que seja perigosa para as pessoas no local.

A principal função da capela para exaustão de gases é, justamente, estar removendo os gases, os vapores e a fumaça do laboratório, além também de servir como sendo uma barreira física que existirá entre as reações químicas e o ambiente laboratorial.

Isso faz com que ela sirva para estar oferecendo aos usuários do laboratório uma maior proteção, ao mesmo tempo protegendo também o ambiente contra a exposição aos gases tóxicos, nocivos e ao possível derramamento de fogo e de produtos químicos.

Portanto, a capela de exaustão de gases é um equipamento de extrema segurança para qualquer laboratório, mas ela, por si só, não garante que o operador estará protegido se ele não tiver conhecimento das técnicas adequadas de uso.

As capelas de exaustão precisam ser construídas com materiais e formas distintas, levando em consideração a finalidade delas e as normas internacionais existentes.

O design da capela e a sua construção podem ser totalmente customizadas para que ela adeque-se às necessidades do cliente, bem aos requisitos mais específicos daquele laboratório em si.

Tipos de Capelas para exaustão de gases

Existem diferentes tipos de capelas para exaustão de gases, ou capelas de laboratórios, então é importante conhecê-los, para que você possa escolher o melhor de acordo com as suas necessidades.

A seguir, iremos mostrar um pouco mais a respeito desses diferentes tipos!

Capela padrão (ou de uso geral)

Esse é um dos tipos mais usados de capela, podendo ser utilizado para as aplicações químicas de maneira geral, bem como para a manipulação de diferentes tipos de ácidos e também de solventes comuns.

Elas são muito mais acessíveis e também bastante adequadas para as mais diferentes aplicações, valendo muito a pena utilizá-la.

Capela Walk-In

Essa é uma capela muito usada para os grandes equipamentos, sendo ela equipada com uma combinação entre janelas guilhotinas, que podem ser verticais, podem ser de correr ou ainda combinar os dois tipos.

A capela walk-in que possua uma largura que seja maior do que 2,1 metros deverá ser equipada, de preferência, com janelas que sejam horizontais e de correr.

Capela com tampo rebaixado

Esse é um tipo de capela para exaustão de gases que é construída possuindo um tampo com alta inferior, o que proporciona assim uma altura que é útil e maior no box interno, o que possibilita que sejam instalados equipamentos bem mais altos.

Capela para Ácido Perclórico

As capelas desse tipo possuem um sistema de lavagem interna que é projetado para a realização de trabalhos laboratoriais nos quais se usa o ácido perclórico, por conta desse produto ser altamente perigoso.

No momento de escolher qual capela usar, deve-se sempre estar muito atento a quais são as atividades que são produzidas diretamente no laboratório.

Isso evita que as correntes de ar venham a interferir de forma direta no correto funcionamento da capela, seja por conta da circulação de pessoal ou por qualquer tipo de análise.

Além disso, ainda é importante estar verificando, de maneira periódica, a performance das capelas, para saber se há algum tipo de modificação nelas, no sistema de ventilação ou de exaustão.

É recomendado que em todo laboratório tenha uma pessoa que seja designada especificamente para estar executando ou coordenando essas atividades com as capelas:

  • Ele deve assegurar que os testes realizados e monitoramento da performance das capelas serão feitos dentro da periodicidade que é recomendada
  • Ele deverá realizar o registro geral de todas as avaliações e todas as ocorrências durante um período de 10 anos
  • Ele deverá realizar uma checagem periódica visual de todo o sistema
  • Ele deverá realizar treinamentos e orientar corretamente os funcionários para usar adequadamente a capela