A Capela para Exaustão de Gases funciona como um equipamento que protege as pessoas em ambientes que contenham vapores tóxicos de produtos químicos, partículas concentradas em níveis prejudiciais ou qualquer outra substância considerada nociva para a saúde respiratória de qualquer pessoa.
A Capela para Exaustão de Gases age como uma espécie de “aspirador”, capaz de sugar tais substâncias produzidas na manipulação dos produtos, de modo a levar o ar tóxico para fora do ambiente.
Por ser resistente à umidade, oxidação, ao fogo e conter em sua propriedade isolação térmica e elétrica, consegue proteger muito bem os indivíduos contra diversas reações químicas.
Sendo considerada um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), é via de regra que todo laboratório químico, microbiológico e centros de pesquisa tenham um espaço adequado para a instalação de uma Capela de Exaustão de Gases, como forma de garantir a segurança dos indivíduos no local.
E agora que você já sabe melhor como funciona uma Capela para Exaustão de Gases, vale ressaltar o cuidado que se deve ter durante o manuseio dela.
Principais cuidados com a Capela para Exaustão de Gases
É recomendado que se tenha um certo treinamento e entendimento para usá-la corretamente, assim como das substâncias dos produtos químicos com os quais se está trabalhando e dos perigos que eles podem causar, podendo sempre checar no manual de segurança no caso de dúvidas.
Você deve usar a Capela para Exaustão de Gases somente quando o exaustor estiver ligado, não ultrapassando o limite da abertura de uso do equipamento, mantendo a porta o mais fechada possível sempre que estiver sendo utilizada.
Estes cuidados devem ser seguidos, pois, apesar da Capela ser um equipamento que serve para proteção, ela não garante a segurança da pessoa que está operando caso não esteja familiarizada com as técnicas de uso corretas.
Regras básicas para a utilização
- Nunca colocar a cabeça dentro da Capela quando a manipulação de amostras estiver sendo feita;
- Usar acessórios de proteção, como óculos, avental e luvas;
- Ligar a Capela 15 minutos antes de iniciar os trabalhos, desligando apenas após 15 minutos depois de finalizado;
- Certificar-se de que não há nada bloqueando o fluxo de ar da Capela;
- Quando o componente estiver dentro da Capela, mantê-lo a pelo menos 10 cm de distância da porta, que deve estar constantemente abaixada;
- Não manter produtos químicos no interior da Capela com o exaustor desligado.
Claro que há muitas outras orientações de funcionamento da Capela para Exaustão de Gases que devem ser seguidas, para que acidentes com potenciais reações nocivas capazes de pôr em risco a sua saúde e segurança não ocorram no local de trabalho.
A Capela serve propriamente para que determinadas operações que possam gerar perigosos contaminantes na atmosfera, sejam executadas dentro dela, fazendo a manutenção para manter um ar limpo no ambiente, evitando assim possíveis substâncias prejudiciais vindas dos experimentos. Um treinamento adequado do manuseio de uma Capela de Exaustão de Gás chega a ser algo indispensável, pois através de experiência você não só garante qualidade na hora do trabalho, como também a segurança de todos os envolvidos.