Hoje em dia, a poluição ambiental tornou-se uma questão crítica devido ao aumento da demanda por produtos e desenvolvimento. Devido ao desmatamento e à industrialização, a qualidade do ar está constantemente se degradando ano a ano. O brasil trabalha em uma série de resoluções da CONAMA e planos nacionais de qualidade do ar para controlar as emissões atmosféricas.
Podemos reduzir a poluição do ar de indústrias ou fábricas usando transporte público para viajar, aumentando a eficiência de equipamentos para consumir menos energia e optando pelo gás natural.
Qualquer tipo de poluição do ar que tenha fontes de atividades industriais é conhecido como poluição do ar industrial. Reduzir a poluição do ar é o primeiro passo para se tornar verde. A poluição do ar industrial é a principal fonte de poluição atmosférica total do meio ambiente. Já há estudos, como esse estudo da USP, que mostra como a poluição industrial afeta o meio ambiente e a saúde.
A poluição atmosférica industrial pode ser dividida em duas categorias:
Fontes de emissões estacionárias de indústrias / fábricas incluem poluição de pilhas, chaminés, geradores a diesel, caldeiras, etc. Eles emitem principalmente partículas (PM10 e PM2.5), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) Dióxido de carbono (CO2), VOC etc.
As fontes de emissão móveis incluem principalmente o transporte de produtos ou matérias-primas nas indústrias. Inclui gases nocivos, como partículas (PM2.5 e PM10) e óxidos de nitrogênio (NOx).
Parte deste controle pode ser efetuado através da instalação de circuitos fechados de câmeras especiais que podem capturar imagens processadas por computador posteriormente. Já existem softwares que medem as emissões através da captura de vídeo.
Como as atividades industriais são tão diferentes umas das outras, é muito difícil chegar a uma solução única para todas as indústrias, de acordo com seus desafios de poluição. Se algo está trabalhando na indústria farmacêutica é sem sentido na indústria de cimento.
Um purificador de gás é uma instalação de limpeza na qual um fluxo de gás entra em contato intensivo com um líquido. Devido a esse contato entre líquido e gás, certos componentes gasosos se dissolvem e permanecem na água. Os purificadores são amplamente utilizados como uma tecnologia de redução de emissões.
Os lavadores de gases neutralizam os componentes nocivos nos fluxos de ar industrial ou de gases residuais, por exemplo, para evitar vapores que tenham um efeito irritante ou causem um odor desagradável.
A lavagem a gás é a tecnologia pela qual limpa uma emissão gasosa dos contaminantes que contém. Tipicamente, as moléculas do poluente do ar são separadas da corrente gasosa por contacto com um líquido, que pode ser água, um reagente químico ou uma combinação destes. O fluxo gasoso, uma vez lavado, é livre de contaminantes e pode ser emitido para a atmosfera. O contato do contaminante com o líquido depende do tipo de lavador, que pode ser por embalagem úmida, borbulhamento ou aerossol, por exemplo.
Geralmente, a lavagem com gás é usada para remover poluentes do ar , como odores, vapores e gases tóxicos. Portanto, na maioria dos casos, os poluentes presentes nos gases são suscetíveis de serem oxidados ou absorvidos em meio ácido ou alcalino. Assim, espécies derivadas de nitrogênio podem ser absorvidas em um ambiente ácido, enquanto espécies derivadas de enxofre são sensíveis à absorção em meio alcalino ou oxidante. Em alguns casos, os contaminantes são muito solúveis em água, portanto, nenhum reagente químico é necessário.
Conheça mais sobre o detalhe em questão consultando o descritivo técnico sobre os depuradores de gases industriais desenvolvido pela Fillkplas.
Saiba também como funcionam os diferentes tipos de lavador de gases. Entre em contato conosco para encontrar a sua solução no controle de emissões com os lavadores de gases e equipamentos da Fillkplas. Instalamos e entregamos em todo o Brasil.
A poluição atmosférica, especialmente a industrial, é uma séria ameaça para a saúde humana e a conservação do planeta. Algumas das emissões mais perigosas são óxidos de nitrogênio, compostos orgânicos voláteis, compostos inorgânicos, aerossóis e odores, entre outros. Estes problemas podem ser abordados de diferentes formas, como a mudança da matriz energética das indústrias até as inspeções industriais com o uso de drones profissionais avaliando o funcionamento das chaminés. Óxidos de nitrogênio não são a única causa da poluição atmosférica, mas são os principais contaminantes de importância.
Todas as emissões podem ser adequadamente tratadas por um conjunto eficaz e competitivo de métodos, que a Fillkplas conhece e usa para fornecer a solução para cada caso específico.
Abaixo listamos algumas tecnologias mais avançadas e frequentemente usadas no controle de emissões industriais:
Para a remoção de gases com odores desagradáveis, principalmente devido ao seu conteúdo de sulfeto de hidrogênio e compostos orgânicos voláteis, a biofiltração é o método mais competitivo. É um processo econômico, eficiente e robusto, a alternativa perfeita para soluções clássicas baseadas no consumo de reagentes químicos.
Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são responsáveis por processar águas residuais e devolver o…
Empresas de exaustão industrial são especializadas em desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar…
O aterro sanitário é uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos urbanos.…
A exaustão industrial é um tema de grande importância para a indústria. Trata-se de um…
O neutralizador de amônia é um produto utilizado para neutralizar o gás tóxico que pode…
Sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ar em…