Artigos

Controle de odor em estação de tratamento de esgoto

A ação bacteriana sobre compostos químicos orgânicos e inorgânicos lançados na rede coleta pode ocasionar mau cheiro. Por isso é importante a atividade de controle de odor em Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com a instalação de Lavadores de Gases, Lavador de Gás, Lavador de Gases, equipamento que aumenta a eficiência de neutralização e retenção de gases e odores indesejados.

Dentre os principais geradores de odor em uma ETE estão o Gás Sulfídrico (H2S), Amônia, Aminas, Mercaptanas, Ácidos Orgânicos, Aldeídos, Cetonas, Ésteres e Indol. Esses elementos ocasionam odores desagradáveis, alguns descritos como “cheiro de peixe” ou “cheiro de ovo”. Muitos estão presentes em baixa concentração nos esgotos, mas alguns deles, como o H2S e a Amônia, podem colocar a saúde do operador em risco em casos de concentração muito elevada, sendo lavados e neutralizados através dos Lavadores de Gases conseguimos eliminar esses problemas.

Focos de odor

Geralmente os focos de odor estão concentrados nas unidades de entrada e nas fases primária e preliminar do tratamento. Isso ocorre, pois à medida que o tratamento vai fluindo, os elementos geradores de odor são reduzidos.

No estágio preliminar do tratamento, o material é acumulado em canais, grades, esteiras transportadoras, entre outros. Durante esse período parado na estação, há a colocação de cal para evitar a emissão de mau cheiro e a consequente atração de moscas.

Os decantadores primários são fontes de odores por conta do rígido mecanismo de segurança que retém o material por um longo período de tempo. Já os decantadores secundários também se encaixam nessa categoria, pois a presença de lodo na superfície emite mau cheiro. Os reatores biológicos são fontes de odor quando removidos para manutenção, por isso devem receber manutenção periódica diariamente.

O mais notável nos três equipamentos apontados acima é o lodo como principal fonte de odor. E o lodo passa por outras etapas no processo, tais como: manejo, tratamento, digestão, desaguamento, secagem e incineração. Cada uma tem um grau de liberação de odor diferente.

Tratamento de odores

O tratamento de odores pode ser realizado na própria ETE ou na rede coletora ocorre através de diferentes procedimentos químicos e biológicos, dentre os quais estão Sistema de Colunas Múltiplas para Remoção de Odores, Colunas de Adsorção, Micro-organismos, Oxidação e Aplicação de Produtos Químicos na Rede Coletora.

O primeiro sistema de colunas consiste em três colunas de lavagem: a primeira a jato com água ou efluente, a segunda com a lavagem ácida e a terceira com a oxidação.

Já a coluna de adsorção consiste na instalação de um meio adsorvente para oxidar ou invalidar a substância odorífera, geralmente o material adsorvente adotado é o carvão ativado, por sua vantagem econômica. Vale destacar que esse meio exige limpeza periódica.

Além dos sistemas de coluna, há os procedimentos de oxidação, sendo o primeiro via ação de micro-organismos capazes de oxidar agentes orgânicos emissores do odor, e a segunda denominada Oxidação Térmica que consiste em se alcançar esse resultado através da combustão elevando a temperatura para mais de 800ºC.

Por fim, há opção de aplicação de produtos, que é recomendado nos casos de alto tempo de detenção de esgoto. Dentre os produtos que podem ser utilizados estão sais metálicos, cloro, oxigênio puro, nitrato, permanganato de potássio, entre outros.

Cada um desses produtos oferece vantagens e desvantagens em sua utilização. Por exemplo, os sais possuem o fator da segurança para manuseio e depósito, no entanto a sua aplicação pode gerar a formação de N2 em estado gasoso.

Há também opções para acabar com odores ETE em outros ambientes, como a remoção de odores ETE com filtros de ar, geralmente adotada em condomínios. Os filtros para onde são canalizados os gases odoríferos possuem composição de carvão ativado, zeólitos e outros elementos específicos.

Outro exemplo de técnica para a remoção de odor de gases da Estação de Tratamento de Esgoto ocorre nas Lagoas de Estabilização através da aeração com ar comprimido, onde é injetado oxigênio no sistema, para promover a oxidação de tais gases.

Compartilhar

Posts recentes

Ete Mau Cheiro: Causas e Soluções para o Odor Desagradável

Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são responsáveis por processar águas residuais e devolver o…

18 de março de 2024

Empresa de exaustão industrial: como escolher a melhor opção para sua indústria

Empresas de exaustão industrial são especializadas em desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar…

11 de março de 2024

Aterro Sanitário: O que é e como funciona?

O aterro sanitário é uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos urbanos.…

11 de março de 2024

Exaustão Industrial: O que é, como funciona e suas implicações ambientais

A exaustão industrial é um tema de grande importância para a indústria. Trata-se de um…

11 de março de 2024

Neutralizador de Amônia: O que é e como funciona?

O neutralizador de amônia é um produto utilizado para neutralizar o gás tóxico que pode…

16 de fevereiro de 2024

Sistemas de exaustão e ventilação industrial: Importância e Funcionamento

Sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ar em…

16 de fevereiro de 2024