A produção em indústrias farmacêutica, veterinária e de alimentos podem criar odores que geram um certo incômodo para as áreas próximas. Sistemas de controle de odor tornaram-se importantes para as indústrias, especialmente às que são localizadas próximas a áreas urbanas. Diferentes tipos de lavadores de gases podem ser utilizados em conjunto com o processo industrial para não só ter o controle de emissões atmosféricas, como também de odores.
A Fillkplas é uma fabricante de lavadores de gases que entrega e instala equipamentos para controle de emissões atmosféricas em todo o Brasil. Já desenvolveu e implementou vários projetos em empresas do ramo químico, alimentício, laboratorial, entre outros.
Entre em contato para solicitar um orçamento de lavadores de gases em polipropileno.
O odor é provavelmente o problema mais complexo de poluição do ar. Ele é classificado como poluente não criterioso pela Agência Americana de Proteção Ambiental EPA (Environmental Protection Agency). As pessoas têm reações diferentes a um dado odor. O que é ofensivo a um é aceitável a outro, como demonstrado pela resposta de várias pessoas aos diferentes perfumes usados por homens e mulheres. Além do aspecto controverso em relação à reação de cada pessoa aos odores, existem outros dois problemas que prejudicam as tentativas de controle do odor. Assim, entendemos como são importantes as tecnologias de controle de odor industrial.
Primeiro, odores não familiares são mais facilmente detectados e causam mais reclamações que odores familiares. Segundo, devido ao fenômeno conhecido como fadiga ao odor, uma pessoa pode tornar-se acostumada a praticamente qualquer odor quando exposta por um período de tempo suficiente para tal, e dar-se conta dele apenas quando ocorre uma alteração na intensidade.
Enquanto os efeitos de odores desagradáveis são principalmente incômodos, efeitos secundários podem ser de maior importância. Alguns odores com intensidade alta podem causar náuseas. À noite, odores podem interferir no sono, afetando o bem-estar da pessoa.
Controle de emissões atmosféricas
Alguns gases lançados na atmosfera também podem causar mau cheiro, agredindo as vias respiratórias. Um dos tipos mais agravantes de poluição do ar é aquela gerada pelas fumaças das chaminés de indústrias. Elas contém gases perigosos, como óxidos de azoto e dióxido de enxofre, que podem causar intoxicações e até mesmo a morte.
Alguns dos compostos químicos que normalmente são associados aos maus odores são os ácidos inorgânicos, assim como indóis, cetonas, mercaptanas e outros compostos orgânicos que possam conter nitrogênio assim compostos com átomos de enxofre.
Este tipo é um dos casos mais sérios e preocupantes de poluição industrial, devido ao lançamento de substâncias químicas que reagem com o ar. Esses produtos alteram a composição atmosférica e fazem com que ela se torne prejudicial a saúde, podendo levar ao desenvolvimento e agravamento de doenças respiratórias.
Um projeto de sistemas de controle de odor deve ser baseado nos valores limites do odor estipulados. Se a substância odorífica não pode ser completamente removida por incineração ou outras técnicas, é necessário buscar mecanismos adequados para dispersar o poluente na atmosfera. A dispersão deve assegurar que os valores limites não serão excedidos na emissão atmosférica industrial, em qualquer posição onde pessoas normalmente vivam, trabalhem ou desfrutem de lazer.
Controle de odor com Lavador de gases
Em geral podemos dizer que o controle de odor é feito com melhorias no processo e, com o mesmo nível de importância, com o uso de equipamentos apropriados para o tratamento, como lavadores de gases, filtros e sistemas de pós-queima de componentes voláteis, como os termo-oxidantes ou as tecnologias catalíticas. Afora isso, trata-se de perfumaria, ou seja, de sistemas que no máximo podem complementar o controle, dando um polimento no combate ao odor.
Uma outra forma de tratamento é aplicação em lavadores de gases. Os exaustores das indústrias fazem a lavagem dos gases, através de um produto (solvente, normalmente água) que atrai essas moléculas e as transforma em compostos inodoros e inofensivos.
São diversos os benefícios diretos dos lavadores de gases para o controle de odores da industria em geral. Com a correta interação entre gotas de solvente e filtros para partículas de impurezas, o ambiente fica mais limpo e seguro para a saúde. Além disso, o lavador de gases também reduz o fluxo de gases e poluentes provenientes de processos industriais, incluindo os odores.