Lavadores de gases para siderúrgicas

Um lavador de gases é um equipamento projetado para purificar uma nuvem de gases antes que esta nuvem de vapor seja liberada no meio ambiente. Em muitas indústrias, como a siderúrgica e de soldas, faz parte do plano de controle de emissões atmosféricas e é necessário para o devido licenciamento ambiental, seguindo a legislação nacional. Neste equipamento industrial, os poluentes são removidos, permitindo a ventilação de compostos inofensivos, enquanto os perigosos são retidos e eliminados de forma adequada.

Esses tipos de purificadores e lavadores de gases têm seu uso obrigatório por lei em situações nas quais as pessoas trabalhem com gases potencialmente poluidores, considerando que há vários modelos de equipamentos lavadores e purificadores de gases disponíveis no mercado para diversas aplicações.

A Fillkplas é fabricante de lavadores de gases industriais para siderúrgicas e outros ramos com instalação em manutenção em todo o Brasil desde 1993.
Entre em contato para saber o preço de um lavador de gasescompacto para sua necessidade
(11) 4472-6480  |  (11) 91897-3768  |  contato@fillkplas.com.br  |  vendas@fillkplas.com.br

Soldagem de metais em siderurgias

A soldagem de metais é a junção de dois materiais, de mesma composição ou não, de forma permanente, sob a ação de agentes ou forças em escala atômica. Indústrias de aço e de fabricação de tubulações, por exemplo, utilizam os diversos tipos de processos de soldagem em metais na confecção de tubos e tubulações com emendas. Entre os tipos de soldagem mais conhecidos estão a soldagem por resistência, soldagem a laser, corte a laser, soldagem por fricção, soldagem MIG, MAG, por plasma, soldagem oxicombustível, aluminotermia, a arca submerso, soldagem de pinos e soldagem a arco com arame tubular.

Os métodos de soldagem por resistência, em geral, poluem pouco e são bem resistentes. Por resistência elétrica, o metal é fundido a altas temperaturas por intermédio de correntes elétricas, com ou sem emenda, e então corre a união das partes onde foi aplicada a solda. Esse método de união metálica e considerado bastante eficaz e preciso, contudo alguns procedimentos devem ser respeitados com base em alguns parâmetros, como tempo de solda, fluxo de corrente, pressão exercida e intensidade de corrente. Ao seguir as normas de solda, é possível conseguir um resultado preciso e muito satisfatório em termos de qualidade e padronização das peças.

Já a soldagem por oxicombustível se dá por meio da fusão de dois materiais metálicos por intermédio da chama gerada pela mistura de gases. Mesmo sem a aplicação de pressão e sem o uso de material de adição, pode-se conseguir bons resultados em termos de solda empregando esse método. Normalmente, para esse tipo de solda, misturam-se os gases oxigênio (alimentador de chamas) e acetileno (gás de combustão). Na presença do oxigênio, o acetileno chega a produzir chamas com mais de 3.000 oC. Ao usar o maçarico, diferentes tipos de chamas podem se formar e ser aplicadas em materiais de densidades diversas. Com a mescla de três fatores, tempo, calor e pressão, a soldagem ou fundição dos metais ocorre, e após o resfriamento da peça, pode-se observar a fenda no metal.

A soldagem por fricção é um método de união de duas partes sólidas bastante aplicada por soldadores profissionais no setor naval, aeronáutica, metal mecânica, automobilística e também em indústrias siderúrgicas. Através da fricção de dois elementos, que possuem naturezas similares, pode-se obter a fusão ou solda de ambos elementos, com aplicação de pressão. Durante o processo de solda por fricção, uma das peças fica parada, enquanto a outra gira com rapidez. Devido às forças em sentido axial, ocorre um atrito entre as partes e as superfícies se aquecem, resultando na união dos metais. A soldagem por fricção convencional, como é mais conhecido esse tipo de processo de solda, pode apresentar dois tipos de variação no processo: por arraste contínuo ou por inércia.

Outro tipo muito comum de solda é a soldagem a laser, que pode ser aplicada em materiais como o cobre, zinco, alumínio, cromo, prata, níquel, latão e outros tipos de metal. Normalmente, a micro-soldagem a laser é realizada quando se pretende ter sobre os limites e dimensões da zona de fusão, ou quando se deseja diminuir a rugosidade da superfície soldada. Ou ainda, para eliminar efeitos mecânicos nas peças produzidas com outros tipos de soldagem, como emendas e sinais de forjamento. Atualmente, o uso do laser em processo de solda é um dos métodos mais aplicados por reduzir significativamente o número de operações de usinagem nos processos de fabricação de peças.

Lavadores de gases na indústria siderurgica

Os sistemas de purificação de gases geralmente precisam ser projetados para aplicações específicas, tendo em mente os tipos de poluentes envolvidos e o volume de produção segunda a legislação ambiental. O purificador deve ser projetado para lidar com picos de carga sem falhar, como um desligamento da pilha, por exemplo, o que pode ser extremamente caro e, em alguns casos, perigoso.

Os modelos de purificadores também muitas vezes são equipados com filtros e outros dispositivos, junto com sistemas de monitoramento da qualidade do ar, com o propósito de confirmar que eles estão funcionando corretamente, liberando apenas o ar limpo para o meio ambiente.

Para o controle de particulados, os equipamentos mais utilizados são câmaras de sedimentação, separadores ciclônicos, separadores úmidos (lavadores de gás ou scrubbers), filtros eletrostáticos e filtros de manga. Para definir o tipo de equipamento a ser utilizado é fundamental ter ciência das dimensões, densidade e concentração das partículas de interesse. A faz uma comparação entre os principais separadores de partículas utilizados.

Os separadores ciclônicos têm como princípio de operação a ação da força centrífuga sobre os particulados sólidos em movimento, em um fluxo rotativo. Existem vários tipos de separadores ciclônicos, como os com entrada tangencial ou entrada axial, e os com fluxo em retorno ou fluxo axial. Pode-se fazer também separadores com múltiplos ciclones em paralelo, a fim de obter maior eficiência.

O lavador de gás, ou scrubber, é um dispositivo onde é feita a separação de partículas ou de um poluente gasoso através da lavagem deste com água. Esta água é geralmente nebulizada para formar gotículas e tem a função de carregar consigo as partículas. Há uma grande diversidade deste tipo de filtro, podendo variar em função do tipo de fluxo do gás, tipo de spray a ser utilizado, entre outros fatores.

Deixe uma resposta