Artigos

Quais são os tipos de sistema de exaustão de gases existentes para uso em laboratório?

Um Sistema de Exaustão Área Química é muito utilizado em espaços químicos, tais como laboratórios e centros de pesquisa que realizam manipulação de substâncias e produtos.

Seja qual for o tipo de trabalho que será realizado nestes ambientes, todos os meios de prevenção de segurança são imprescindíveis, e um dos mais comuns neste caso é a Capela para Exaustão de Gases.

Ela tem como utilidade principal drenar o ar contaminado do ambiente, ao mesmo tempo em que o torna mais purificado, evitando que alguém tenha sua saúde prejudicada ao entrar em contato seja através da inalação ou contato direto com a pele

Problemas deste tipo são comuns de acontecerem, isso porque os gases gerados em laboratórios, por serem resultados de compostos químicos, se tornam vapores tóxicos e substâncias lesivas e, por isso, um Sistema de Exaustão Área Química se faz obrigatório, categorizado como um EPC – Equipamento de Proteção Coletiva.

Ao contrário de outros sistemas de exaustão, que servem basicamente para fazer um tratamento de ar, como o Exaustor Centrífugo, por exemplo, o Sistema de Exaustão de Área Química trabalha de forma mais rígida na aspiração de substâncias e ventilação do local, impedindo que as substâncias nocivas escapem pelo laboratório ou contamine o ambiente.

Mas afinal, você sabe quais os tipos de Sistema de Exaustão existentes? É sobre isso que falamos a seguir.

Tipos de Sistema de Exaustão de Área Química

Capela para Exaustão de Gases

A Capela para Exaustão de Gases é um dos modelos de Sistema de Exaustão de Área Química mais presentes em setores laboratoriais, se fazendo essencial em espaços que realizam trabalhos com manipulação de produtos químicos e outros elementos que podem gerar algum tipo de toxicidade, impedindo que haja contaminação.

Ela funciona através de um sistema de sucção, que consegue eliminar os vapores nocivos produzidos por consequência das atividades.

Por ser resistente à umidade, oxidação, ao fogo e conter isolação térmica e elétrica em sua composição, a Capela possibilita que toda manipulação capaz de ocasionar uma reação perigosa seja realizada no interior dela.

Sistema de Exaustão e Insuflamento

Este modelo é utilizado para melhorar a qualidade do ar a partir do seu sistema de filtragem, que o renova e o condiciona através de resfriamento ou aquecimento, proporcionando um conforto térmico ao mesmo tempo que reduz as substâncias tóxicas e nocivas presentes no ambiente.

Cabine de Exaustão de Pós em Polipropileno (PP)

Também conhecida como Capela de Exaustão de Pós, é frequentemente usada em serviços farmacêuticos de operação química, muito adequado para pesar produtos sólidos e também para encapsular medicamentos. 

Além disso, desempenha um excelente papel na função de captura e filtragem de partículas sólidas, sendo que o próprio dispositivo pode ser desenvolvido em tamanho de acordo com a finalidade para qual será utilizado.

Conclusão

Em qualquer Sistema de Exaustão Área Química é necessário definir o nível de filtragem antes de realmente colocar o equipamento em uso, seguindo o padrão de acordo com o nível das substâncias que serão produzidas durante a atividade, enquanto o nível de filtragem do insuflamento depende do grau de pureza que se pretende obter.

A presença destes equipamentos se faz importante, mas, mais importante ainda é saber usá-los em caso de necessidade.

Por isso, antes de querer se utilizar de algum Sistema de Exaustão Área Química, é necessário que se tenha uma qualificação que permita fazer um manuseio correto, sendo esta uma forma de garantir a eficácia e segurança no trabalho.

Compartilhar

Posts recentes

Ete Mau Cheiro: Causas e Soluções para o Odor Desagradável

Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são responsáveis por processar águas residuais e devolver o…

18 de março de 2024

Empresa de exaustão industrial: como escolher a melhor opção para sua indústria

Empresas de exaustão industrial são especializadas em desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar…

11 de março de 2024

Aterro Sanitário: O que é e como funciona?

O aterro sanitário é uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos urbanos.…

11 de março de 2024

Exaustão Industrial: O que é, como funciona e suas implicações ambientais

A exaustão industrial é um tema de grande importância para a indústria. Trata-se de um…

11 de março de 2024

Neutralizador de Amônia: O que é e como funciona?

O neutralizador de amônia é um produto utilizado para neutralizar o gás tóxico que pode…

16 de fevereiro de 2024

Sistemas de exaustão e ventilação industrial: Importância e Funcionamento

Sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ar em…

16 de fevereiro de 2024