A Capela de Exaustão serve como um dispositivo para assegurar que gases tóxicos e outras substâncias químicas nocivas não escapem pelo laboratório e contamine o espaço, ajudando a evitar que alguém inale e acabe tendo sua saúde prejudicada por causa disso.
Geralmente, esses gases gerados em laboratórios afetam o sistema respiratório e o sistema nervoso do indivíduo que está próximo a estes vapores químicos, e os efeitos que isso causa vão desde dificuldade de respirar até convulsões, o que sem dúvidas é algo perigoso.
É por conta deste motivo que a Capela de Exaustão foi desenvolvida, sendo um equipamento que protege todas as pessoas presentes no ambiente no qual está sendo manipulado regentes químicos ou líquidos que exalam vapores tóxicos capazes de provocar contaminação.
A seguir, conheça mais um pouco sobre a utilidade e importância deste equipamento!
Ela funciona como uma espécie de “aspirador”, que absorve toda substância de gás tóxico produzida no lugar, de modo a conduzir para fora do ambiente.
É de vital importância que todo laboratório químico, microbiológico e centros de pesquisa tenham um espaço adequado para que um equipamento destes seja instalado, já que é algo que preserva a saúde e a segurança de todos.
Como a Capela de Exaustão é resistente a fatores como umidade, oxidação e diversas outras substâncias nocivas, e contém também propriedades de isolação térmica e elétrica, ela pode servir como uma barreira física entre diferentes reações químicas, fornecendo proteção e impedindo que os usuários tenham contato com a toxicidade gerada.
Não é à toa que a Capela é rotulada como EPC, cuja sigla representa Equipamento de Proteção Coletiva, um tipo de equipamento que, basicamente, tem como objetivo proteger todos os colaboradores no ambiente de trabalho de maneira grupal, diminuindo o risco de acidentes, minimizando perdas e aumentando a eficiência no trabalho, de modo a deixar tudo mais seguro.
Então, se for trabalhar com manipulação de produtos químicos, vapores tóxicos, substâncias lesivas, líquidos de derivação perigosa e odores de reagentes no laboratório, a Capela de Exaustão se faz obrigatória para garantir a preservação da saúde.
A Capela irá cuidar para que os vapores reagentes da manipulação química não se espalhem pelo ambiente de trabalho, sugando e dirigindo para outro local.
É importante que os profissionais se atentem para os perigos que podem ser causados pelos produtos a serem manuseados, cuidando também na utilização de equipamentos adequados de proteção, tais como luvas, avental e óculos.
Outra coisa que deve se atentar é em manter a área da Capela sempre limpa de vidrarias e outros equipamentos do laboratório, já que o acúmulo pode prejudicar o fluxo no ar, fazendo com que os resíduos contaminantes sejam retornados novamente para a atmosfera.
Para que possa trabalhar melhor e evitar acidentes graves, é de vital importância que o operador seja treinado ou esteja familiarizado com as técnicas corretas de uso do equipamento, pois realmente é algo delicado que pode pôr em risco a segurança do próprio usuário e de todos que estão ao redor. Portanto, antes de utilizar a Capela de Exaustão, certifique-se que você entende exatamente como operá-la, tendo noção das substâncias com as quais está mexendo e seguindo os padrões de uso recomendados nas normas do equipamento.
Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são responsáveis por processar águas residuais e devolver o…
Empresas de exaustão industrial são especializadas em desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar…
O aterro sanitário é uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos urbanos.…
A exaustão industrial é um tema de grande importância para a indústria. Trata-se de um…
O neutralizador de amônia é um produto utilizado para neutralizar o gás tóxico que pode…
Sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ar em…