Com grande experiência no mercado de controle de emissões de gases de indústrias, cozinhas, fábricas e todo tipo de empreendimento que gere a emissão de substâncias na atmosfera, a Fillkplas vende, entrega e instala lavadores de gases para todo o Brasil. Uma de suas especialidades é a fabricação de lavadores de gases para caldeiras.
A Fillkplas oferece especialmente dois modelos de lavadores de gases para caldeiras, sendo que eles podem ser adaptados a necessidade de cada caldeira. São equipamentos de instalação simples e baixo custo.
Se você tem uma indústria que usa uma caldeira de qualquer tipo, solicite um orçamento de lavadores de gases para o seu negócio.
Atendemos todo Brasil, efetuando a entrega e instalação do equipamento solicitado. Veja um pouco de nossos clientes, com cases de indústrias, fábricas, laboratórios e ouros empreendimentos que usam as soluções em lavadores de gases fabricados em polipropilenos com nossa tecnologia. Veja o vídeo explicativo explicando o processo do lavador de gases:
Existem vários tipos de caldeiras, as quais podem ser classificadas segundos diversos critérios. Segundo uma classificação mais genérica, as caldeiras se classificam em flamotubulares e aquatubulares e mistas. Vários são os tipo de caldeiras flamotubulares, dentre as quais, podemos destacar as verticais e a horizontais.
Nas caldeiras flamotubulares os gases quentes passam por dentro de tubos, ao redor dos quais está a água a ser aquecida e evaporada. Os tubos são montados à maneira dos feixes de permutadores de calor, com um ou mais passos dos gases quentes através do mesmo. As caldeiras flamotubulares são empregadas apenas para pequenas capacidades e quando se quer apenas vapor saturado de baixa pressão.
As caldeiras aquatubulares são as mais empregadas e como o próprio nome indica, tem circulação de água por dentro dos tubos e os gases quentes envolvendo-os. São usadas para instalações de maior porte e na obtenção de vapor superaquecido.
Nela, os gases quentes provenientes de uma combustão circulam no interior dos tubos em um ou mais passes, deixando a água por fora dos mesmos. Ou seja, o fogo ou gás é enviado através de tubos para dentro da caldeira e são cercados pela água, que será transformada em vapor.
A necessidade de utilização de combustíveis sólidos para caldeiras pequenas fez surgir as caldeiras mistas. Basicamente são caldeiras flamotubulares com uma antecâmara de combustão com paredes revestidas de tubos de água. Na antecâmara se dá a combustão de sólidos usando grelhas de diversos tipos e possibilitando o volume de câmara necessários aos combustíveis sólidos, como lenha em toras, cavacos, etc.
Existem três tipos de combustíveis diferentes, utilizados em variadas formas comerciais:
É justamente do processo de queima destes tipos de combustíveis em caldeiras que vem a principal necessidades de lavadores de gases. Eles controlam e depuram as emissões atmosféricas das caldeiras a gás, a lenha, a carvão, a óleo, etc, como também controlam a temperatura e o odor das emissões. Entre em contato para saber mais.
Os combustíveis sólidos são formados de C, H2, O2, S, H2O e cinzas, sendo combustíveis somente o C, O2, H2 e S. Os mais utilizados são os derivados da madeira, que de acordo com a Resolução SEMA-PR nº 016/14, são definidos como a lenha, cavacos, serragem, pó de lixamento, casca, aglomerado, compensado e outros que não receberam tratamento com produtos halogenados ou revestidos.
Os combustíveis líquidos podem ser minerais ou não minerais. Os minerais são obtidos pela refinação do petróleo, destilação do xisto betuminoso ou hidrogenação do carvão. Dentre eles estão a gasolina, o óleo diesel e o óleo combustível. Estes combustíveis são formados de hidrocarbonetos. Os combustíveis líquidos não minerais são os alcoóis e os óleos vegetais. Entre os alcoóis, temos o álcool metílico e o etílico, enquanto que os óleos vegetais são formados de C, H2, O2 e N2.
No que tange aos combustíveis gasosos, o gás natural (GN) é um exemplo de combustível fóssil encontrado em rochas porosas no subsolo. Este combustível gasoso possui aplicações domésticas, industriais e automotivas, sendo composto por gases inorgânicos e hidrocarbonetos saturados, predominando o metano. A combustão do gás natural é limpa, isenta de fuligem e outros materiais que prejudicam o meio ambiente.
Geralmente apresenta baixos teores de contaminantes como o nitrogênio, dióxido de carbono, água e compostos de enxofre. Caracteriza-se principalmente por sua eficiência, limpeza e versatilidade. Contribui para reduzir o desmatamento e diminuir o tráfego de caminhões que transportam óleos combustíveis para as indústrias.
Outro exemplo de combustível gasoso é o gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido popularmente no Brasil como gás de cozinha por sua ampla utilização na cocção. Normalmente comercializado em botijões no estado líquido, torna-se gasoso à pressão atmosférica e temperatura ambiente.
Conheça mais sobre o detalhe em questão consultando o descritivo técnico sobre os depuradores de gases industriais desenvolvido pela Fillkplas.
Saiba também como funcionam os diferentes tipos de lavador de gases. Entre em contato conosco para encontrar a sua solução no controle de emissões com os lavadores de gases e equipamentos da Fillkplas. Instalamos e entregamos em todo o Brasil.
Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são responsáveis por processar águas residuais e devolver o…
Empresas de exaustão industrial são especializadas em desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar…
O aterro sanitário é uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos urbanos.…
A exaustão industrial é um tema de grande importância para a indústria. Trata-se de um…
O neutralizador de amônia é um produto utilizado para neutralizar o gás tóxico que pode…
Sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ar em…