Dentro de uma torre de enchimento do lavador de gases, um íntimo contato soluto/solvente é conseguido através da passagem, usualmente em contracorrente, dos fluidos, através de um enchimento cujos material e forma devem favorecer a maior área superficial de contato possível. O enchimento além dessas características deve ser resistente, quimicamente inerte, e de baixo custo.
A capacidade de uma torre de enchimento do lavador de gases é determinada pelo ponto de transbordamento (flooding point) e pelo ponto de carga (load-point). Sendo este de difícil determinação, as torres são projetadas para trabalhar entre 40 e 70% do ponto de transbordamento.
O projeto de uma torre de enchimento de um lavador de gases implica na determinação do diâmetro da torre, da altura da torre (altura de enchimento), quantidade de solvente a utilizar (vazão) e perda de carga na torre. Os métodos de cálculo são disponíveis em bibliografia especializada. No entanto, dados necessários para o projeto são escassos, devendo o leitor utilizar-se das referências para obtenção dos mesmos.
Conheça mais sobre o detalhe em questão consultando o descritivo técnico sobre os depuradores de gases industriais desenvolvido pela Fillkplas.
Saiba também como funcionam os diferentes tipos de lavador de gases. Entre em contato conosco para encontrar a sua solução no controle de emissões com os lavadores de gases e equipamentos da Fillkplas. Instalamos e entregamos em todo o Brasil.
Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são responsáveis por processar águas residuais e devolver o…
Empresas de exaustão industrial são especializadas em desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar…
O aterro sanitário é uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos urbanos.…
A exaustão industrial é um tema de grande importância para a indústria. Trata-se de um…
O neutralizador de amônia é um produto utilizado para neutralizar o gás tóxico que pode…
Sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ar em…