Abaixo vamos listar de forma geral as vantagens e desvantagens de alguns tipos de lavadores de gases frequentemente utilizados na indústria de forma geral. Com a experiência da Fillkplas no mercado brasileiro desde 1993, desenvolvemos tipos especiais de lavadores de gases compactos que servem para todo tipo de operação, indústrias, metalúrgicas, laboratórios, cozinhas, tratamento de odores, germinação e muitas outras aplicações.
Entre em contato com a Fillkplas – Solicite um orçamento de Lavadores de gases e outros equipamentos em polipropileno para todo o Brasil.
(11) 4472-6480 – (11) 91897-3768 – contato@fillkplas.com.br
Sempre que possível, busca-se a minimização da geração de poluente, quando isto não é possível, ou economicamente muito desvantajoso, busca-se o tratamento destes poluentes. No caso deste trabalho, estuda-se a minimização da emissão de material particulado.
São os principais equipamentos de controle de poluição do ar que minimizam a emissão de material particulado da corrente gasosa: precipitadores eletrostáticos, filtros de mangas, separadores inerciais (inclusive ciclones), lavadores úmidos (inclusive tipo Venturi) e lavadores secos. A seguir, descrição de equipamentos de controle para a poluição do ar, com vantagens e desvantagens de cada um.
Veja mais sobre o processo da lavagem de gases e as vantagens dos lavadores fabricados pela Fillkplas
Lavadores úmidos é um nome genérico para equipamentos de controle de poluição que usam o processo de absorção em líquido para separar os poluentes da corrente gasosa. A absorção pode ser entendida como um íntimo contato dos gases com o líquido de absorção, o que permite que os gases poluentes fiquem dissolvidos no líquido. O principal fator responsável pela performance é a solubilidade dos gases no líquido absorvedor.
As partículas aerosóis são transferidas da suspensão da corrente gasosa para o líquido de lavagem via mecanismos de impacto inercial, sedimentação gravitacional, difusão Browniana, eletrostática, difusividade térmica e transporte de massa. A taxa e a extensão da absorção é comumente acompanhada por reação química. São vários os tipos de lavadores, podendo ser citados os tipo Venturi, tipo torre, de pulverização axial em cone, ou ainda com spray e chicanas, dentre outros.
Para lavadores via úmida, podemos citar as seguintes vantagens e desvantagens, num caso geral:
Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) são responsáveis por processar águas residuais e devolver o…
Empresas de exaustão industrial são especializadas em desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar…
O aterro sanitário é uma das principais formas de disposição final de resíduos sólidos urbanos.…
A exaustão industrial é um tema de grande importância para a indústria. Trata-se de um…
O neutralizador de amônia é um produto utilizado para neutralizar o gás tóxico que pode…
Sistemas de exaustão e ventilação industrial são essenciais para garantir a qualidade do ar em…