Absorção de Gases e Vapores pelos lavadores

Quando um gás ou vapor em solução gasosa é post em íntimo contato com o líquido no qual ele é solúvel, há transferência de massa do gás para o líquido, proporcionalmente à solubilidade do gás no líquido e ao diferencial de concentração.

Nos casos onde, além dessa afinidade física, o gás reage com o líquido (ou com alguma substância nele dissolvida), ocorre a chamada absorção com reação química, fato que geralmente aumenta a eficiência de coleta.

Essa transferência de massa é conseguida em equipamentos onde o soluto (gás ou vapor contaminante) é posto em íntimo contato com o solvente (líquido), e cujo os tipos principais são as torres de enchimento, torres de prato, torres de spray (borrifo) e os lavadores tipo ventúri. Neles a absorção é provocada pelo grau de difusão molecular e turbulenta entre as fases (gasosa e líquida).

A escolha do solvente é de grande importância para que altas eficiências do lavador de gases sejam obtidas. Alguns desses fatores são: alta solubilidade do gás no líquido, baixa volatilidade do solvente, baixa corrosividade, baixa viscosidade, baixa toxicidade, baixa inflamabilidade, alta estabilidade química, baixo custo e grande disponibilidade comercial.

A recuperação do solvente e do soluto criada pelo lavador de gases é, algumas vezes, economicamente interessante, e o resíduo deve ser adequadamente tratado para evitar problemas de poluição de águas.

Orçamento de Lavadores de gases

Conheça mais sobre o detalhe em questão consultando o descritivo técnico sobre os depuradores de gases industriais desenvolvido pela Fillkplas.

Saiba também como funcionam os diferentes tipos de lavador de gases. Entre em contato conosco para encontrar a sua solução no controle de emissões com os lavadores de gases e equipamentos da Fillkplas. Instalamos e entregamos em todo o Brasil.

  • (11) 4472-6480
  • (11) 97177-3768
  • contato@fillkplas.com.br
  • vendas@fillkplas.com.br

Deixe uma resposta