Caixa adiabática

Conhecer a respeito da caixa adiabática é algo de extrema importância, sobre isso não há dúvidas, pois ela é um componente essencial de um sistema de ventilação ambiental.

Isso ocorre pelo fato de que um sistema de ventilação ambiental tem sua composição feita por diversas partes, entre elas, uma das mais importantes é a caixa adiabática.

E qual é a finalidade dela?

A função principal da caixa adiabática é, sem nenhuma dúvida, realizar a captação do ar exterior, de modo a passá-lo então por um processo para filtrá-lo e, logo em seguida, realizar o resfriamento .

O processo é realizado através do princípio conhecimento como resfriamento adiabático evaporativo, que é extremamente essencial.

Tudo isso deixa bastante clara a importância existente quanto à caixa adiabática para um sistema de ventilação ambiental.

Mas quais são exatamente os benefícios de se utilizar essa caixa?

Podem ser citadas diversas vantagens proporcionadas por ela, e a seguir nós mostraremos em um tópico exclusivo quais são!

Caixa adiabática: Conheça os benefícios principais

Existem diversas vantagens proporcionadas pela caixa adiabática, por isso mesmo é tão importante conhecer quais são elas.

Uma das mais essenciais, sem dúvidas, é a vantagem relacionada com a renovação do ar de maneira constante em um ambiente ventilado.

Ela é bem mais vantajosa para um ambiente do que o mais famoso sistema de recirculação, muito usado em ar condicionado.

Isso mostra, portanto, que a caixa adiabática trouxe avanço para a ventilação de ambientes, ajudando então o ar a manter-se constantemente renovado.

Ao fazer uso da caixa adiabática, você irá garantir uma proteção maior para a saúde dos seus funcionários, que não irão mais sofrer com problemas comuns em ambiente mal ventilados.

É o caso, por exemplo, da redução de diversos problemas respiratórios, como é o caso da asma, da rinite, da sinusite, das alergias (como no caso da poeira), do ressecamento da rotina, além de muitos outros.

Em um ambiente no qual é instalado uma caixa adiabática, essas pessoas todas estarão bem menos suscetíveis à ocorrência de crises, o que vai ajudar na redução das faltas, por exemplo, por evitar esses problemas.

Tudo isso ainda se dá pelo fato de que o sistema da caixa adiabática oferece uma enorme vantagem que é estar mantendo a umidade do ar, visto que todos os problemas respiratórios citados são ocasionados pelo ar seco.

Uma outra vantagem enorme é o fato de que a caixa tem um excelente custo-benefício, algo que é sempre buscado pela maior parte das pessoas, que deseja manter a qualidade sem ter muitos gastos.

No caso da caixa adiabática, a instalação dela é muito mais barata do que instalar um ar condicionado no local, então vai ajudar na redução de despesas, o que é uma ótima notícia, não há dúvidas.

Além disso, nos edifícios maiores, não existe um isolamento das aberturas que é feito de maneira total, então a instalação de um ar condicionado é muito mais cara.

Isso tudo sem contar o fato de que a instalação vai ser mais complexa, além do que vai acabar gerando altos custos com a energia, trazendo problemas enormes na conta de luz.

Com tudo o que foi mostrado aqui, fica bastante claro quão vantajoso é o fato de ter uma caixa adiabática para o seu imóvel.

Caixa adiabática: Como acontece o processo de climatização

Um último ponto de extrema importância que precisa ser falado aqui sobre a caixa adiabática diz respeito ao processo de climatização.

Para começar, a pressurização do ambiente onde a caixa foi instalada acontece por meio do insuflamento do ar lavado, sendo esse então o princípio do processo de climatização.

Por meio desse princípio é que se pode impedir que haja a entrada de qualquer corpo estranho que possa vir a interferir diretamente no funcionamento correto das máquinas e também dos painéis eletrônicos.

No caso do processo total da climatização através de uma caixa adiabática, tudo funciona da seguinte forma:

  • A primeira coisa que acontece é a aspiração do ar saturado por meio de um ventilador
  • Esse ventilador então manda o ar para uma passagem
  • A passagem é composta por elementos filtrantes e por elementos umidificadores
  • As gotas são então eliminadas e a água evapora, levando à redução da temperatura por meio do processo endotérmico
  • O grau de redução da temperatura vai depender de qual seja a umidade relativa existente no ar externo