Como funciona a capela de exaustão?

Entre todas as alternativas, o sistema de exaustão capela se destaca por garantir uma proteção completa e definitiva ao lidar com reagentes químicos.

Ao contrário de outros sistemas, este costuma ir além da exaustão de reagentes químicos e se destaca por ser uma barreira física entre colaboradores e manipulados. Porém, há ainda outros pontos que tornam essa alternativa a principal.

Para apresentar tudo sobre o sistema de exaustão capela, nós criamos este artigo que reúne todas as principais informações desse sistema tão importante na hora de garantir a segurança de químicos e farmacêuticos.

O que é um sistema de exaustão capela?

O sistema de exaustão capela é um pequeno, médio ou grande compartimento que tem como objetivo expurgar reagentes químicos do ar e controlar a temperatura em relação ao ambiente e colaborador.

Além do tamanho, o revestimento do sistema de exaustão também varia. Essa possibilidade faz com que o preço também tenha uma flutuação expressiva de acordo com a sua escolha.

Na prática, esse equipamento se mostra indispensável para dezenas de áreas, especialmente àquelas empresas que contam com operações de risco químico.

As farmácias de manipulação, por exemplo, procuram no sistema de exaustão do tipo capela uma solução viável, definitiva e, acima de tudo, segura. Afinal de contas, um único reagente químico pode provocar danos irreparáveis até para o nosso corpo.

Para que serve o sistema de exaustão capela?

A capela de exaustão serve para proteger os colaboradores presentes em um laboratório a partir da eliminação dos reagentes químicos que possam ser maléficos ao organismo.

A manipulação de produtos químicos e tóxicos faz com que surja vapores agressivos e partículas sólidas que flutuam pelo ambiente.

Visto que a atividade pode se repetir nos próximos minutos, horas e dias, até mesmo resíduos pouco ofensivos se tornam um problema. Justamente por isso, as empresas que lidam com pequenas ou grandes operações de reagentes químicos procuram sistemas de exaustão de alto nível.

Assim como outros sistemas de exaustão para laboratórios, a capela de exaustão busca eliminar vapores e gases nocivos ao colaborador, que surgem a partir de determinadas fórmulas.

No entanto, o sistema capela se destaca por ir além da limpeza e filtragem do ar, funcionando também como uma espécie de proteção entre reação química e ambiente.

Deste modo, a proteção fica mais efetiva e a exposição dos reagentes químicos tão pouco interfere nas operações ou colocam a saúde de colaboradores em risco. Inclusive, vale destacar que alguns modelos ainda são resistentes à alta temperatura.

Tendo isso em mente, fica mais do que claro a razão do equipamento ser tão importante na hora de colocar operações que envolvem reagentes químicos em atividade.

Isto é, o sistema se torna uma obrigatoriedade implícita em qualquer atividade que envolva a manipulação de reagentes ou que então tenha a possibilidade de ocasionar uma reação atípica e perigosa. Portanto, antes de colocar operações com reagentes químicos em prática, pesquise e encontre a melhor capela de exaustão para o seu ambiente. Deste modo, você dará o máximo de proteção aos seus colaboradores e à sua própria empresa.