O lavador de gases ácido é um equipamento produzido a partir de polipropileno e que pode ser usado em tanques de galvanização, contra gases provenientes de queima de diversos processos e para a exaustão e a neutralização de gases.
Para que esse equipamento funcione, primeiramente há a transferência entre o soluto e o solvente, que acontece na parte chamada de torre de enchimento, por meio da passagem nesta região do lavador.
Os fluidos passam em contracorrente por um enchimento que é feito de um material e com um formato que faz com que a área superficial de contato seja bem maior.
O enchimento presente neste lavador de gases ácido deve também ser bastante resistente e ser inerte do ponto de vista químico.
A capacidade que tem a torre de enchimento do lavador é determinada a partir da distância entre os pontos de transbordamento ou flooding point e o de carga ou load-point.
Para que se defina qual a melhor torre para o lavador de gases, é preciso determinar qual será seu diâmetro, a altura do enchimento, a quantidade de solvente usada (conhecida como vazão) e a perda de carga ocorrida na torre.
Já o solvente ou a solução neutralizante usada depois da lavagem dos gases retorna a um tanque, que fica acoplado junto à parte inferior do corpo deste lavador.
A solução então vai ser recirculada por meio de uma bomba centrífuga, sendo direcionada para o meio do equipamento lavador de gases ácidos.
Lavador de Gases Ácidos: Entenda mais sobre cada uma das partes deste equipamento
Um lavador de gases ácido é composto por algumas partes e você verá a seguir as especificações gerais de cada um deles:
- Diâmetro da torre: este diâmetro é o que determina qual a relação ideal líquido-gás, para garantir que todo o transbordamento ocorra de maneira constante em todo seu interior
- Vazão de líquido: ela está associada de maneira direta ao diâmetro da torre e com a concentração do soluto que será neutralizado pela solução solvente
- Altura de enchimento: esse é um fator que ajuda a determinar qual a eficiência a ser alcançada no lavador de gases ácido, até o máximo de 90%
- Perda de carga: o alcance deste valor relaciona-se com todas as variáveis presentes no lavador de gases ácido, e quanto maior for o valor, mais eficiente o equipamento será
Lavador de Gases Ácidos tipo Especial
O lavador de gases ácidos tipo especial possuem a especificidade de serem indicados para os processos nos quais a temperatura é superior a 500º C e que as concentrações são acima de 1%.
A temperatura que está acima de 500º C permite que solutos de compostos nitrogenados e de enxofres sejam formados.
Para isso, antes de realizar o trabalho com os lavadores de enchimento, é preciso que o gás passe por:
- Resfriador via úmida, para aquelas temperaturas altas que sejam mais altas, maiores que 500º C
- Lavadores Venturi que contem com solventes altamente instáveis, para que ocorra a reação através da difusão molecular, para o caso de concentrações altas
.
Quando se injeta gases inertes e líquidos no processo, então ocorre um rebaixamento da chamada temperatura de pico e isso faz com que o oxigênio seja tirado do processo no qual se formam SOx e NOx.
Alguns dos gases ácidos que podem ser tratados pelos lavadores, evitando que haja a emissão deles para a atmosfera, são o Ácido Sulfídrico, o Ácido Fluorídrico, o Ácido Clorídrico e o Ácido Sulfúrico.
Impedir a emissão desses gases para o meio ambiente é uma maneira das empresas evitarem a sua contaminação e gerarem prejuízos à saúde humana e de animais diversos.
Conclusão
Como você viu, o lavador de gases ácido é um tipo de equipamento que se faz essencial dentro de diversas indústrias, para evitar que esse tipo de substância seja liberado no ar, ocasionando muitos prejuízos a todos.
Neste texto, você conheceu mais a respeito deste equipamento, como ele é constituído e ainda viu sobre aqueles tipos especiais de lavadores, que ajudam a lavar todos os gases altamente poluentes e prejudiciais antes de liberá-los.Gostou do artigo de hoje sobre o que é um lavador de gases ácido?